quinta-feira, 19 de março de 2009

Genealogia Italiana e Liza Minelli

Vou lhes contar a história de minha bisavó. Ela se chamava Adalgisa Minelli.
Para nós, que ficávamos sentados ao pé de sua cadeira de balanço na varanda da casa, lá em Leopoldina, ela era chamada de Dolcisa... e eu me lembro mesmo de uma figura doce, de 90 anos, cabelos bem branquinhos...
Ela contava:
-Nós viemos para o Brasil, mas meu irmão mais velho, foi para a América, fazer cinema. Ele se chamava Vincent...
Minha mãe..., vou lhes mostrar: eu prometi pra ela que quando a Liza viesse ao Brasil eu a mostraria no blog. Então, tem que ser hoje!!,... pois a Liza está em São Paulo fazendo Brasil 2009.Pesquisando na internet, descobri que o tal Vincent italiano da Bologna, possivelmente seria o avô de Liza, pai de seu pai: um artista saltimbanco do teatro mambenbe que fazia seus números pelas ruas e arredores de Nova York.

Para crianças de 8 a 80 anos, sugiro esse site:
http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm

Observação em 11 de abril de 2011: complementação
Quando se é criança é difícel precisar quando a memória dos antigos começa a falhar... pesquisando mais um pouco achei na árvore genealógica um outro Vincent Minelli, nascido a 1837 na Sicília, o que sugere que Giácomo Minelli, meu tataravô nascido no início da década de 1840 e pai de Adalgisa possa ser seu irmão. Porém, a família Minelli da qual descendemos emigrou da Emiglia Romana.

Esse Vincent foi o primeiro a ir para os Estados Unidos e teve dois filhos ítalo-americanos, sendo um deles Vincent Charles Minelli, que casou-se com Mina Le Beau. Desse casamento nasceu o Vincent Minelli, cineasta.

É possível que minha bisavó tenha se confundido com nomes, locais e datas, mas as semelhanças fisionômicas da família mesmo após cinco gerações não cessaram de aparecer...


Nenhum comentário: