domingo, 7 de novembro de 2010

Recebi do IBRAM- Instituto Brasileiro de Museus e repasso. Um ótimo domingo pra vc. Divirta-se!!!

e-mudanças

A partir desta semana, o boletim do Ibram/MinC volta a ser encaminhado por e-mail. Durante o período eleitoral, o informativo ficou disponível apenas no portal do instituto, em razão das restrições determinadas pela legislação eleitoral.

O informativo eletrônico está em nova fase, com novo visual e nome: e-museus. Em breve, o portal do Ibram/MinC também será reformulado. O objetivo é melhorar cada vez mais a comunicação da instituição com os leitores, os colaboradores e a comunidade museal. Com as novas funcionalidades e o novo layout, haverá maior interatividade, melhor apresentação das informações e mais ferramentas multimídias.

As reformulações fazem parte de um conjunto de mudanças que estão em curso na comunicação do instituto. A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Ibram/MinC passou a contar, a partir do segundo semestre deste ano, com uma equipe de profissionais ingressos por meio de concurso público. Com isso, certamente conseguiremos dar um grande salto de qualidade em nosso trabalho.

Até o final do ano, o Ibram/MinC realizará importantes eventos, que já fazem parte do calendário do setor. Esperamos contar com a participação de toda a comunidade, inclusive na consulta pública ao Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que irá compor o Plano Nacional de Cultura (PNC). A consulta está disponível no portal do Ibram até o dia 13 de novembro. Além da consulta pública, a próxima semana será marcada pela realização da 22ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom), em Xangai, quando o Rio de Janeiro será confirmado como cidade-sede da próxima conferência, em 2013.

Essas ações importantes em curso demonstram a evolução do panorama museal do Brasil, alavancada pela Política Nacional de Museus que vem sendo implementada pelo Ibram e Ministério da Cultura com a participação do setor museológico brasileiro. Com engajamento, envolvimento e transparência, caminharemos firmes rumo à consolidação de nosso instituto.

José do Nascimento Junior
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC)



notícias

Ibram abre consulta pública para a Política Nacional Setorial de Museus

Após a realização do 4º Fórum Nacional de Museus, a Comissão Organizadora do evento criou um Grupo de Trabalho para a sistematização do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que abrangeu a revisão das diretrizes com suas respectivas estratégias, ações e metas, resultado das discussões realizadas nas plenárias estaduais e nas plenárias e minifóruns realizados durante o evento. O PNSM, o qual irá compor o Plano Nacional de Cultura (PNC), é decorrência das discussões realizadas desde a II Conferência Nacional de Cultura, bem como do seu conjunto de reuniões setoriais, particularmente, a 1ª Pré-Conferência de Museus e Memórias.

Com base no Art. 16 do Regimento Interno do 4º FNM, coube ao GT realizar proposições ao texto com vistas a possibilitar maior coerência e clareza à sua leitura. A revisão das propostas teve por princípios respeitar ao máximo a redação original e, nos casos em que foi necessária alguma proposição, utilizar-se de elementos do texto para sua composição.

Assim, tendo como princípio o caráter participativo na elaboração das diretrizes do PNSM, o documento está disponível neste site, para consulta pública, durante o período de 3 a 13 de novembro.


"Museu e memória" é tema do Dia Internacional dos Museus 2011

O Conselho Internacional de Museus (Icom) divulgou nesta semana o tema do próximo Dia Internacional dos Museus, a ser celebrado em 18 de maio de 2011. Museu e memória será a temática da data, comemorada anualmente por milhares de instituições museais em todo o mundo.

A intenção do conselho é propiciar ao público a oportunidade de descobrir e redescobrir a memória individual e coletiva. “Os museus guardam memórias e contam histórias. Eles têm numerosos objetos em suas coleções que são fundamentais para a memória das comunidades em que vivemos”, afirmou a organização ao justificar a escolha do tema. O Icom alerta que esses objetos muitas vezes são frágeis, estão em risco e necessitam de conservação e cuidado especial. Segundo a organização, o foco em 2011 será o continente africano, cuja contribuição cultural é muitas vezes ignorada e merece ser promovida.

O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido em 1977 pelo Icom com objetivo de promover a conscientização da sociedade para a importância dos museus no desenvolvimento social. Em 2010, a comemoração teve participação recorde: 30 mil museus em 95 países. O Ibram/MinC participa da celebração com a Semana Nacional de Museus, que oferece programação intensa em centenas de instituições museológicas do País. Em 2010, mais de 1,7 mil eventos – incluindo exposições, oficinas, seminários, visitas guiadas e espetáculos – foram oferecidos por 588 instituições brasileiras entre 17 e 23 de maio.

Ibram/MinC vai a Xangai discutir papel social dos museus

O Brasil levará à China um pouco da sua experiência no campo museal. Representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) vão a Xangai, de 7 a 12 de novembro, durante a Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus – ICOM/2010, discutir o tema Museus para a Harmonia Social. O Brasil receberá a bandeira para sediar, em 2013, a 23ª Conferência Geral do ICOM, no Rio de Janeiro.

Integram a delegação brasileira o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior; a secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes; a secretária municipal de Cultura, Ana Luisa Lima; a diretora do Museu da República, Magaly Cabral; e o representante do Icom/Brasil, Carlos Brandão.

A disputa pela sede foi decidida em 2009. A cidade brasileira venceu com 53,2% dos votos as concorrentes: Milão e Moscou. Até hoje, a América Latina sediou a conferência uma única vez, em 1986, em Buenos Aires.

A decisão a favor do Brasil na escolha da cidade sede da Conferência Geral do ICOM é resultado da Política Nacional de Museus (PNM), que vem sendo implementada pelo Ibram e Ministério da Cultura desde 2003, com a participação do setor museológico brasileiro.

Tendo em vista a chegada de turistas a partir de 2013, o Ibram/Minc preparou um projeto de modernização, qualificação dos museus para o turismo, implantação de novos equipamentos e promoção para dotá-los de infraestrutura adequada para melhor atendimento aos visitantes. Além do Icom, o Rio sediará os Jogos Mundiais Militares e a Copa das Confederações. Em 2014, receberá a Copa do Mundo de Futebol e em 2016, os Jogos Olímpicos.

Atualmente existem no Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Museus, 2,9 mil museus. As cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014 representam 12,25% do total desses museus (657) e 64,5% do total de visitantes.

Ibram prepara seminário internacional

A Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (CGSIM/Ibram) já começa a fechar os últimos detalhes para a realização do Seminário Internacional de Sistemas de Catalogação e Gestão de Acervos Museológicos, que será realizado no Rio de Janeiro de 15 a 18 de dezembro.

O evento, que será realizado em parceria com o programa Ibermuseus, reunirá representantes dos países ibero-americanos que integram a iniciativa e nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo é estreitar a cooperação técnica no sentido de desenvolver padrões informacionais comuns, permitindo a integração entre os sistemas de catalogação e gestão de acervos museológicos dos países envolvidos.

A previsão é de que as inscrições para o Seminário, que serão gratuitas, sejam abertas já na próxima semana. Maiores informações na próxima edição do Boletim Informativo.

Dia Nacional da Cultura

Nesta sexta-feira, 5 de novembro, é dia de comemorar e prestigiar a cultura nacional. A data surgiu como uma homenagem ao nascimento do intelectual, jurista, político e jornalista, Rui Barbosa, em 1849.

A trajetória desse brasileiro registra não só a sua inteligência privilegiada, mas também a sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na qual ficou conhecido como “Águia de Haia”.

Em Brasíllia, o Museu Nacional Honestino Guimarães abrigará o seminário Qual é a face negra da mídia?, promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), dentro do Projeto Cine Palmares – A cor do Brasil nas telas. Na ocasião, serão exibidos três longas-metragens inéditos no circuito nacional que abordam aspectos da cultura afro-brasileira: Trampolim do Forte, Jardim das Folhas Sagradas eBróder. As atividades começam a partir das 9h.

Para participar é necessário enviar a confirmação de presença para:
diadacultura@palmares.gov.br.

O Museu Nacional Honestino Guimarães fica no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios – Brasília-DF. Informações: (61) 3424-0133 ou diadacultura@palmares.gov.br.


Museu da República comemora 50 anos

No dia 15 de novembro, o Museu da República, no Rio de Janeiro, completa 50 anos. Foi em 1960, com a transferência da Capital para Brasília, que o Palácio do Catete – sede do poder presidencial brasileiro por mais de seis décadas – foi transformado em museu, passando a oferecer aos visitantes um panorama da história republicana no Brasil.

Para marcar o cinquentenário, a instituição preparou uma programação especial. A comemoração começa pela manhã, com a inauguração do serviço de áudio-guia (em que o visitante terá acesso a informações sobre acervo e história do museu) e o lançamento do projeto de visita virtual. Haverá ainda entrega de medalhas, apresentação do projeto Música no Museu e entrega de certificados aos formandos do curso Circuito Sítios Históricos da República.

Às 16h, está prevista a apresentação da Orquestra Villa-Lobos. Em seguida, às 18h, será realizada a abertura do projeto Impresso 2010 – Quando por mim você passa... Música para esquecer, exposição em homenagem aos 100 anos de Noel Rosa. A programação tem entrada franca.


Museu Imperial é destaque na edição 2011 do Guia Quatro Rodas

O Guia Quatro Rodas Brasil 2011, um dos principais guias turísticos do país, destacou o Museu Imperial pontuando-o com cinco estrelas – a pontuação máxima atribuída pela publicação.

Segundo o guia, o museu merece cinco estrelas porque “parece até que a família imperial deixou o local há pouco tempo, de tão preservados que estão o prédio e o acervo, repleto de relíquias históricas. O cenário transporta você para a época do Segundo Reinado (1840/1889)”. A publicação chama a atenção ainda para o belo jardim e o espetáculo Som e Luz, que ocorre de quinta a domingo, às 20h.

O Guia Quatro Rodas traz também um infográfico que mapeia todo o Palácio e fornece informações adicionais sobre os principais ambientes. Aparecem em destaque a Sala de Estado, o Gabinete do Imperador, a Sala das Joias, a Sala do Primeiro Reinado, a Sala da Coroa, a Sala Dourada e a Sala de Música.

O Museu Imperial fica localizado à Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis-RJ. Informações:www.museuimperial.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Imperial


Comunidade do Horto convida para inauguração de museu

Moradores e amigos do Horto Florestal, no Rio de Janeiro, inauguram no dia 7 de novembro o Museu do Horto. A programação vai das 12h às 18h30, com caminhada pela ruína da Senzala, exposição de artesanato do Projeto Ateliê de Costura do Horto, Quiosque da Memória, brincadeiras para crianças, roda de samba, feijoada e apresentação da banda de rap Badalo Consciente.

O museu comunitário apresenta os patrimônios materiais e imateriais do Horto por meio de percursos históricos, nos quais o território, os moradores e os lugares de memória se configuram como acervo.

A região, cercada por parques ambientais, tem cerca de 600 famílias de baixa renda, formadas, em sua maior parte, por idosos. Mas no séc. XV, foi habitada por trabalhadores de engenhos de cana-de-açúcar e ainda possui monumentos e vestígios de senzalas e quilombos.

O Museu do Horto é iniciativa da Associação de Moradores e Amigos do Horto (AMAHOR) e ponto de memória parceiro do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).


Muhpan capacita funcionários para orientar surdos durante visitas guiadas

O Programa de Ação Educativa e Cultural do Museu de História do Pantanal (Muhpan), em parceria com a Associação Corumbaense de Surdos, está capacitando a equipe de educadores e funcionários para atender aos visitantes surdos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto intitulado Mãos para que te quero tem como objetivo receber e acolher melhor o visitante durante as visitas orientadas.

O Muhpan fica na Rua Manoel Cavassa, 275, Porto Geral, Corumbá – MS.


Informações: (67) 3232-0303, www.museumuhpan.blogspot.com, www.muhpan.org.br ouwww.cineclubecorumbellamuhpan.blogspot.com.


agenda

Museu da Inconfidência expõe arte indígena

Ritual da Imagem - Arte Asurini do Xingu. Esse é o nome da exposição que o Museu da Inconfidência, em parceria com o Museu do Índio (Funai/RJ), traz a Ouro Preto (MG). A inauguração coincidirá com o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a partir das 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaide (Anexo I do museu). No auditório, será exibido making of das peças confeccionadas este ano pelas índias do médio rio Xingu. A curadoria da exposição é da professora e antropóloga Regina Polo Müller.

O objetivo da mostra é apresentar a arte indígena como bem cultural, que traz o modo de viver de um povo - um patrimônio a ser preservado. Serão valorizados os modos de fazer tradicionais da cerâmica e do grafismo Asurini, promovendo a transmissão dos saberes entre as gerações. O público poderá conferir arte cerâmica, grafismo, pintura corporal e peças do acervo do Museu do Índio do Rio.

Hoje, o grupo Asurini soma cerca de 150 pessoas, falantes da língua Asurini, da família linguística Tupi-guarani. A aldeia localiza-se a poucas horas da cidade de Altamira (PA). Na sua economia atual, comercializam a produção de objetos da cultura material, dentre eles, as peças da arte cerâmica que os distinguem fortemente dos outros povos indígenas brasileiros por sua elaborada decoração com desenhos geométricos e acabamento em verniz vegetal.

Museu do Índio - O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi criado por Darcy Ribeiro, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no País dedicada às culturas indígenas. Hoje, possui rico acervo relativo à maioria das sociedades indígenas contemporâneas: 16 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas em Etnologia e áreas afins na Biblioteca Marechal Rondon, uma das mais completas e especializadas da América do Sul em temática indígena; mais de 70 mil documentos audiovisuais em diversos tipos de suporte, parte já digitalizada e armazenada em CD-Roms; 126 mil documentos textuais de valor histórico sobre os diversos grupos indígenas e cerca de 200 filmes, vídeos e gravações sonoras.

O Museu do Índio fica na rua das Palmeiras, 55, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.
Tels.: 3214-8702 / 3214-8705. Informações: www.museudoindio.gov.br.

Visitantes do Mast aprendem química na cozinha

No próximo domingo, 7, os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irão aprender a fazer bolo na oficina Cozinhando com a Química, que começa às 16h. A entrada é gratuita. Além de aprender química por meio do mais popular laboratório, a cozinha, os participantes poderão saborear o “Bolo de Caneca”, produzido durante as aulas.

O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão-RJ. Informações: (21) 3514-5200, mast@mast.br ou www.mast.br.

Últimos dias de inscrição para o Concurso do Museu da Imprensa

Acabam no próximo dia 6 de novembro as inscrições para o XIII concurso desenho, redação poesia e monografia do Museu da Imprensa. Neste ano, a edição traz como objetivo estimular a pesquisa histórica nas escolas públicas e particulares de todo o País a respeito dos cinquenta anos da inauguração de Brasília e a transferência da Imprensa Nacional do Rio de Janeiro para a nova capital. Além de despertar o interesse pela visitação a museus e instituições históricas, o concurso propõe incentivar a pesquisa e a produção intelectual sobre a importância da Imprensa Nacional para o País e para o cidadão.

O Museu da Imprensa fica no SIG Q. 6, Lote 800, Brasília-DF. Informações: 0800-7256787,atendimento@in.gov.br ou www.in.gov.br.

Conferência Desafios contemporâneos das Religiões de Matrizes Africana e Indígena

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Capacitação em Teologia e Ciências da Religião (Gepetecre), promove de 6 a 10 de novembro, no Museu da Abolição, o ciclo de palestras e debates: Desafios Contemporâneos das Religiões de Matrizes Africana e indígenas. Os objetivos são promover o diálogo sobre os desafios contemporâneos das religiões de matrizes africanas e indígenas e proporcionar conhecimentos teóricos qualificados possam incidir na erradicação de preconceitos, estereótipos e discriminação.

Durante os cinco dias de evento, os conferencistas apresentarão suas comunicações que servirão de base para construção de um artigo coletivo. Os conferencistas e participantes com comprovada freqüência receberão certificados pelo Museu da Abolição.

O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, Madalena, Recife-PE. Informações:www.museudaabolicao.com.br.


cursos e oficinas

Oficina para deficientes auditivos

O Museu da Abolição promoverá, entre 8 e 29 de novembro, a oficina Batuqueiros do Silêncio, projeto premiado neste ano pelo edital Idéias Criativas para o 20 de Novembro da Fundação Palmares.

A oficina é uma continuação do projeto Som da Pele – Uma experiência musical que ultrapassa os limites do som, prática pedagógica de musicalização de pessoas surdas, realizada em Recife. A iniciativa resultou na metodologia pioneira e inovadora de educação musical para pessoas com deficiência auditiva, Metodologia MusiLibras que foi apresentada no IX Congresso Internacional de Educação para Surdos.

O projeto tem o propósito de promover uma interlocução com as famílias e com instituições de ensino das artes para pessoas com deficiência, se transformando em uma ação afirmativa de inclusão social e cultural por meio da música.

O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, Madalena - Recife-PE.

Curso "Martin Scorsese – cinema, fé e violência" no Museu da Comunicação

Estão abertas as inscrições para o promove o curso Martin Scorsese – Cinema, Fé e Violência, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em parceria com a Cena Um Produtora. O curso será ministrado pelo crítico de cinema Rodrigo Fonseca, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 19h às 21h30.

Scorsese é considerado o maior realizador do cinema norte-americano em atividade, com uma carreira de mais de quatro décadas, construindo uma filmografia elogiada pelos críticos, respeitada por outros diretores e admirada pelo público.

As inscrições podem ser feitas em www.martinscorsese.tangu.com.br. O investimento é de R$100,00.

O Museu da Comunicação fica na Rua dos Andradas, 959 – Centro – Porto Alegre-RS. Informações:cenaum@cenaum.net ou (51) 9101-9377; (51) 3224.4252 ou museuhjc@cult


Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта cristinafarage.blogspot.com