terça-feira, 16 de novembro de 2010

Geração Ubá, Fazenda das Palmeiras



Aqui nasceu em 1877 o Presidente do Estado de Minas Gerais. Advogado, escritor, jurista, político e professor o Dr. Raul Soares de Moura, empossado em 7 de setembro de 1922 e falecido antes do término de seu mandato, em 4 de agosto de 1924, devido a problemas cardíacos.

Nesse final de semana fui convidada a visitar a FAzenda das Palmeiras, em Ubá, MG, junto a um grupo de amigos, para assistirmos ao II Festival de Música Ary Barroso. A `Fazenda`, como todos a conhecem também foi sede do Governo de Minas Gerais e anos mais tarde foi adquirida pelo professor de inglês e médico saído de Ouro Preto com seis filhos vivos, dos 7 nascidos (uma história traumática na família e contada através de um diário paterno).

Um dos filhos, o Sr.Levindo Coelho, Governador de Minas Gerais em 1977. Abro um adendo para minha memória: vi-o quando era criança, com seus enormes bigodes subindo a escada do prédio lá de nossa confortável porém simples casa( pois meu pai era um padeiro). Ele tinha ido para visitar seus irmão, Sr. Adoremus, nosso vizinho de porta, pai da doce Fátima.

Mas voltando aos dias de hoje: a Fazenda encontra-se em excelentes condições de conservação e pertence a Saulo Levindo Coelho que contando-me não acreditar em coincidência revelou que sua data de nascimento é a mesma data na qual se comemora o santo protetor do lugar, São Miguel das Almas.


Reparando nos detalhes da Capela de São Miguel das Almas a inscrição Ora et Lavora, 1922.


Então por saber do poder tão perto de Ary Barroso, lá do Rancho Fundo para o mundo e do cinema do pai do embaixador e instigante acadêmico Antonio Olinto(+2009) onde Ary tocara piano com sua Tia Ritinha animando o filme mudo além de uma geração ubaense despontada no século passado, inclusive das origens maternas ubaenses da família de Chico Buarque vinda do primeiro Presidente do Estado de Minas Gerais o Dr. Cesário Alvim que foi empossado logo após a Proclamação da República do Brasil. E adiante, o grande ator Mauro Mendonça, irmão do astuto e bem humorado petista por convicção, o professor e linguísta Euclídes Mendonça, um dos redatores da Constituinte, já não me espanto de admiração por essa grandiosa geração Ubá sem saber o porquê.

Bem perto, está Cataguases, onde os artistas paulistas enfronharam-se com as indústrias de tecido Matarazzo. Onde os Verdes publicaram sua revista, no mesmo ano de 1922 e deixaram suas poesias e idéias modernistas fincadas na roça e na política do café com leite.


Nenhum comentário: