domingo, 20 de junho de 2010

Aviso: Ary Barroso foi esquecido na Bahia


A constatação que Ary Barroso foi esquecido na Bahia foi uma afirmação de que a boa música brasileira anda em extinção.

Confirmando, Maria Bethânia em entrevista para a Revista Bravo, outubro de 2009, supõe que GAl Costa, não se entusiasma tanto pelos novos autores porque não existem composições tão sofisticadas para o nível de perfeição da voz da cantora.

Em todos os lugares de Salvador o mineiro que cantou a Bahia não foi lembrado. Especulando e sem conhecer a realidade na totalidade poderia dizer que há um protecionismo regional contra a cultura do SUDESTE, ou que há uma restrição quanto ao fato de Ary Barroso ter cantado a Bahia encantado pelo Walt Disney e pela portuguesa brasileira mais conhecida no mundo internacional: Carmem Miranda, também rechaçada pelos brasileiros pelo seu ´american way style`. Dito,tudo isso é injusto. Absorvemos muito da cultura baiana, tudo de bom e muito do ruim, dessa educação despudorada que a mídia rebolativa impõe aos pobres sem direito à crítica do contexto.

Motoristas de táxis(diga-se de passagem, pouco confiáveis em Salvador), nunca se lembravam dele. Muitos lembraram-se de nos contar do apartamento de 2 milhões da Ivete Sangalo, na orla. NA televisão: um evento ao vivo, onde os cantores mais rebolavam com gestos sexualizados para uma multidão do que cantavam(e olha que sou bem liberal em relação às manifestações artísticas, convivo muito bem com a diversidade). Eles eram ovacionados pela complexidade do rebolado... estou com raiva desse erotismo excessivo que vivemos e que chega até as escolas dopando as crianças com as sensações adiantadas e as insinuações de sexo estimuladas por artistas que prostituem a arte. Valores invertidos, precisamos revertê-los. Educar valorizando nossa história, o passado, o patrimônio imaterial(pessoas principalmente) e cultural.

Onde está a memória de Ary Barroso e o que ele teria feito de tão grave para não ser lembrado por lá...!!! Onde estão os arte-educadores da Bahia... conclamo a recém criada associação a se organizarem em torno de temas de relevância nacional - e o que é feito na Faculdade de Música da Bahia para vivificar os mestres brasileiros.

Fica aí uma interrogação, visto que eu não entrei no Museu da Música lá no Pelourinho e que fica bem em frente ao Projeto Axé, perto do Ilaiê e na mesma rua do Ministério Público em Defesa do Patrimônio.

Se alguem souber responder, agradeço.

Nenhum comentário: